A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





sábado, 8 de dezembro de 2012

Reine sobre mim


"Quem pensa por si mesmo é livre. E ser livre é coisa muito séria! Não se pode fechar os olhos, não se pode olhar pra trás sem se aprender alguma coisa pro futuro"
Renato Russo



     
         Em que pese o clamor das pessoas por mais liberdade, até por herança dos traumas vividos numa época em que o nosso país era governado sob um regime impositivo, a maioria das pessoas, inconscientemente, tem medo da liberdade.

       Isso acontece por um motivo muito simples: quem é livre para fazer o que quer é obrigado a desenvolver responsabilidades que, na verdade, gostaria de delegar a outros. Ser livre implica medir a consequência de seus atos, rever conceitos e refletir sobre o sentido das coisas.

           Na minha experiência pessoal, pude perceber que é muito mais fácil eleger gurus para si e viver numa eterna e doentia dependência deles. É quando se vive perguntando: "- Fulano, é certo fazer isto?"... "É errado fazer aquilo?"...

          E o que não falta por aí é gente carente de afeto que sente a necessidade de controlar a vida do outro e ditar aquilo que se pode ou não se pode fazer. É por isso que muita gente se escandaliza com a Graça de Deus. Por que na Graça, a única lei que prevalece é a Lei do Amor.

          Mas, sem dúvida, é muito mais fácil querer ressuscitar a Lei e a cartilha do "pode-não-pode". Pois quem não tem lei minuciosa para seguir, segue a lei da própria consciência e do próprio coração. E isso só funciona, só dá certo, se o coração for transformado, consciente, convicto e maduro... Adulto não pergunta se "pode ou não pode". Adulto reflete e toma decisões. E depois assume as consequências das suas escolhas.

          A maioria de nós tem medo de decidir e prefere tutelas. Prefere aqueles que nos levem pela mão e nos guiem. É muito mais confortável! Quando se é livre, não há mais ninguém para te dizer o que fazer. É você que passa a ter a consciência da necessidade de não transformar a liberdade em libertinagem. É você que passa a ter a responsabilidade de discernir quando é a hora de estabelecer limites e negar a si mesmo.

          É por isso que foi dito: " Se alguém quiser, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me"